sábado, 14 de setembro de 2013

Projeto O Caráter Conta ...

No dia 05/08/2013,de-se inicio ao projeto O Caráter Conta .

Neste dia inciamos a manha com uma dinâmica de boas Vindas chamada ,"Eu você fazendo Juntos" para nossa surpresa fomos agraciados com a visita do nosso secretario de Educação Professor  Roque Mattei e da diretora executiva professora Anelise Poffo. Na ocasião visitaram as dependências de escola e conversaram com as crianças dando as boas vindas aos professores , funcionários  e  toda comunidade escolar.
Senhor Secretario,   Obrigada pela visita !!!!


Projeto de Leitura 2013


     
      

ESCOLA MUNICIPAL PROFª MARIA MAGADALENA MAZZOLLI.

JOINVILLE, 18 DE ABRIL DE 2013.



LEITURA: UMA PORTA ABERTA PARA O MUNDO DE DESCOBERTAS.

Vocês conhecem o Bill Gates? Estamos vivenciando em nossas vidas a “ERA TECNOLÓGICA”e  Bill Gates é conhecido por sua inteligência e seu invento pois é o inventor do Windows – aquele programa de computador que muitos, hoje têm em suas residências.

Em uma de suas frases Bill Gates cita:

“ Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem Livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”

Ele próprio já entendeu que ler, além de aprender a dominar as tecnologias, é abrir as portas para um mundo de descobertas. Estamos vivenciando aqui na Escola um Projeto de Leitura chamado ARCA DAS LETRAS. Uma espécie de biblioteca onde nossos alunos podem admirar os livros e escolher entre muitos títulos aquele que mais lhe agrada. Este livro vai para sua casa e permanece com ele durante uma semana. Nosso objetivo é estimular nossos pequenos a visitar espaços destinados a leitura além da sala de aula.

O ato de ler é muito importante no âmbito escolar, pois oferece subsídios que colaboram com o processo de alfabetização das séries iniciais assim como em toda formação do cidadão. É um fenômeno de criatividade, aprendizagem e prazer que representa o mundo e a vida através das palavras. É preciso ter em mente que a leitura é um processo de aquisição de conhecimento de forma lúdica e prazerosa que ajuda na formação de um ser pensante, autônomo, sensível e crítico, que ao penetrar neste mundo de letras e sonhos, se delicia com histórias e textos diversos.

Em busca de trazer o hábito da leitura desde a infância, realizaremos este ano em nossa escola o projeto MALA VIAJANTE. O que vem trazer uma nova ideia que pretende levar as crianças a utilizar a leitura no dia a dia como algo divertido e prazeroso.

Lembrando que uma Educação de Qualidade depende da parceria entre: FAMÍLIA, ESCOLA e COMUNIDADE, contamos com a parceria dos pais e responsáveis para o sucesso deste projeto que acontecerá da seguinte maneira:

Dentro da mala haverá dois livros (que deverão ser lidos com ajuda dos pais) e uma folha de registro onde o aluno deverá registrar o nome do livro, o autor, os personagens, que mais gostou e ainda marcará entre três hipóteses, sua opinião sobre a história lida: ÓTIMA, BOA ou NÃO GOSTEI. Em seguida, fará um desenho do que mais lhe encantou na história lida. 

Uma observação importante é que a MALA VIAJANTE deverá permanecer durante 07 dias com a família, após o período combinado a criança devolverá a MALA com os livros e a folha de relato para que o próximo colega possa desfrutar destes momentos com a sua família.

Esperamos que este contato com a família  traga novas descobertas para todos e seja um momento de prazer para todos os envolvidos.

Vamos juntos nos reconstruir diariamente, através da leitura.




 (OBS: esta folha acompanha a mala viajante e visita todos os lares de nossos alunos)





Unidade Escolar: E. M. Prof.ª MARIA MAGDALENA MAZZOLLI
Nome do Projeto/Atividade: Mala Viajante

JUSTIFICATIVA : Em busca de trazer o hábito da leitura desde a infância, realizaremos este ano em nossa escola o projeto MALA VIAJANTE. O que vem trazer uma nova ideia que pretende levar as crianças a utilizar a leitura no dia a dia como algo divertido e prazeroso.

OBJETIVOS :

Despertar no aluno o Interesse pela leitura de histórias· Conhecer diversas histórias infantis, contos, fábulas etc.;
· Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
· Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, a arte visual , diferentes conceitos e formas de matemática. 
· Desenvolver habilidades sociais;
· Enriquecer e ampliar o vocabulário e a escrita;
 Criar atitudes desejáveis resgatando valores e melhores sentimentos;
· Permitir a livre expressão.
· Fazer comparações de histórias modernas e atuais.

Procedimentos metodológicos:
As professoras  iniciaram o projeto através de um a dramatização reconto da historia a Descoberta da Joaninha e Sultão Magico ,após  confeccionaram umas  malas de plástico decorados com desenhos selecionados  pelas crianças para ilustrar o projeto.Os alunos levarão a mala para casa. Nessa mala terão três livro de histórias ,também escolhidos de acordo com as preferências de cada  turma(  gibis ou contos, clássicos  juntamente acompanhará uma folha de papel  A 4 ,para ser registrado o que realmente mais gostaram  sobre o livro, o qual terá que ser desenhado pela criança . Ainda este ano  para os pais serão mandados livros ou revistas sobre os projetos desenvolvidos durante o ano letivo ("Cidadania em Transito ,O Caráter Conta ,O que eu tenho a ver com a Corrupção" ),entre outros, para que os mesmos  conheçam estes projetos através da   leitura, tornando-se tambem um agente multiplicador alem dos muros da escola  . Poderão conter neste mala  vários gêneros literários tais como  revistas, jornais, livros literários, gibis, ou mesmo folderes  que sejam inventados por alunos que tanto nos encantam e emocionam. Sendo assim com prazo de dois  dias  o aluno(a) trará a mala e o mesmo fará um breve comentário sobre a história lida destacando os acontecimentos que mais lhe chamaram a atenção, e falando sobre o que os pais acharam da leitura que eles fizeram, se gostaram e principalmente se participaram do momento de leitura junto com eles. Para tanto, se faz um combinado com cada turma para que os alunos  respeitem  as datas estabelecidas, a fim de que todos, num prazo curto de tempo, possam ter vivenciado todas as historias selecionadas para acompanhar a mala  .
Avaliação :Formar um comunidade leitora e entusiasmada ,tornar os alunos e pais fâs  dos livros , e professores  multiplicadores de obras literárias . Para auxiliar nas reflexões e, ao mesmo tempo mostrar  que é possível formar leitores alem dos muros da escola .