ESCOLA
MUNICIPAL PROFª MARIA MAGADALENA MAZZOLLI.
JOINVILLE,
18 DE ABRIL DE 2013.
LEITURA:
UMA PORTA ABERTA PARA O MUNDO DE DESCOBERTAS.
Vocês
conhecem o Bill Gates? Estamos vivenciando em nossas vidas a “ERA
TECNOLÓGICA”e Bill Gates é conhecido por
sua inteligência e seu invento pois é o inventor do Windows – aquele programa
de computador que muitos, hoje têm em suas residências.
Em
uma de suas frases Bill Gates cita:
“
Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem Livros, sem
leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria
história.”
Ele próprio já entendeu que
ler, além de aprender a dominar as tecnologias, é abrir as portas para um mundo
de descobertas. Estamos vivenciando aqui na Escola um Projeto de Leitura
chamado ARCA DAS LETRAS. Uma espécie de biblioteca onde nossos alunos podem
admirar os livros e escolher entre muitos títulos aquele que mais lhe agrada.
Este livro vai para sua casa e permanece com ele durante uma semana. Nosso
objetivo é estimular nossos pequenos a visitar espaços destinados a leitura
além da sala de aula.
O ato de ler é muito importante no âmbito
escolar, pois oferece subsídios que colaboram com o processo de alfabetização
das séries iniciais assim como em toda formação do cidadão. É um fenômeno de
criatividade, aprendizagem e prazer que representa o mundo e a vida através das
palavras. É preciso ter em mente que a leitura é um processo de aquisição de
conhecimento de forma lúdica e prazerosa que ajuda na formação de um ser
pensante, autônomo, sensível e crítico, que ao penetrar neste mundo de letras e
sonhos, se delicia com histórias e textos diversos.
Em busca de trazer o hábito da leitura desde a
infância, realizaremos este ano em nossa escola o projeto MALA VIAJANTE. O que vem trazer uma nova ideia que pretende
levar as crianças a utilizar a leitura no dia a dia como algo divertido e
prazeroso.
Lembrando que uma Educação de Qualidade depende da
parceria entre: FAMÍLIA, ESCOLA e COMUNIDADE, contamos com a parceria dos pais
e responsáveis para o sucesso deste projeto que acontecerá da seguinte maneira:
Dentro
da mala haverá dois livros (que deverão ser lidos com ajuda dos pais) e uma
folha de registro onde o aluno deverá registrar o nome do livro, o autor, os
personagens, que mais gostou e ainda marcará entre três hipóteses, sua opinião
sobre a história lida: ÓTIMA, BOA ou NÃO GOSTEI. Em
seguida, fará um desenho do que mais lhe encantou na história lida.
Uma observação importante é que a MALA
VIAJANTE deverá permanecer durante 07 dias com a família, após o período
combinado a criança devolverá a MALA com os livros e a folha de relato para que
o próximo colega possa desfrutar destes momentos com a sua família.
Esperamos que
este contato com a família traga novas
descobertas para todos e seja um momento de prazer para todos os envolvidos.
Vamos juntos nos reconstruir
diariamente, através da leitura.
(OBS: esta folha acompanha a
mala viajante e visita todos os lares de nossos alunos)
Unidade Escolar: E. M. Prof.ª MARIA MAGDALENA MAZZOLLI
Nome do Projeto/Atividade: Mala Viajante
JUSTIFICATIVA : Em busca
de trazer o hábito da leitura desde a infância, realizaremos este ano em nossa
escola o projeto MALA VIAJANTE.
O que vem trazer uma nova ideia que pretende levar as crianças a utilizar a
leitura no dia a dia como algo divertido e prazeroso.
OBJETIVOS :
Despertar no aluno o Interesse pela leitura de histórias·
Conhecer diversas histórias infantis, contos, fábulas etc.;
· Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
· Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, a arte
visual , diferentes conceitos e formas de matemática.
· Desenvolver habilidades sociais;
· Enriquecer e ampliar o vocabulário e a escrita;
Criar atitudes
desejáveis resgatando valores e melhores sentimentos;
· Permitir a livre expressão.
· Fazer comparações de histórias modernas e atuais.
Procedimentos metodológicos:
As professoras
iniciaram o projeto através de um a dramatização reconto da historia a
Descoberta da Joaninha e Sultão Magico ,após
confeccionaram umas malas de
plástico decorados com desenhos selecionados
pelas crianças para ilustrar o projeto.Os alunos levarão a mala para
casa. Nessa mala terão três livro de histórias ,também escolhidos de acordo com
as preferências de cada turma( gibis ou contos, clássicos juntamente acompanhará uma folha de
papel A 4 ,para ser registrado o que
realmente mais gostaram sobre o livro, o
qual terá que ser desenhado pela criança . Ainda este ano para os pais serão
mandados livros ou revistas sobre os projetos desenvolvidos durante o ano letivo ("Cidadania em Transito ,O Caráter Conta ,O que eu tenho a ver com a Corrupção" ),entre outros, para que os mesmos conheçam estes projetos através da leitura,
tornando-se tambem um agente multiplicador alem dos muros da escola . Poderão conter neste mala vários gêneros literários tais como revistas, jornais,
livros literários, gibis, ou mesmo folderes que sejam inventados por alunos que tanto nos encantam e emocionam. Sendo assim com prazo de
dois dias o aluno(a) trará a mala e o mesmo fará um
breve comentário sobre a história lida destacando os acontecimentos que mais
lhe chamaram a atenção, e falando sobre o que os pais acharam da leitura que
eles fizeram, se gostaram e principalmente se participaram do momento de
leitura junto com eles. Para tanto, se faz um combinado com cada turma para que
os alunos respeitem as datas estabelecidas, a fim de que todos,
num prazo curto de tempo, possam ter vivenciado todas as historias selecionadas
para acompanhar a mala .
Avaliação :Formar um comunidade leitora e entusiasmada ,tornar
os alunos e pais fâs dos livros , e professores multiplicadores de obras literárias . Para
auxiliar nas reflexões e, ao mesmo tempo mostrar que é possível formar leitores alem dos muros da escola .
Nenhum comentário:
Postar um comentário